Crossovers do DatabaseCast

Figura1_CapaO DatabaseCast é um podcast voltado para a comunidade técnica que trabalha com programação e banco de dados. Apesar desta características, alguns episódios tiveram como convidados outros podcasters, isto é, outros produtores de podcast. Neste post vamos listar quais foram os episódios onde fizemos o famoso “crossover” e recebemos convidados especiais.

Deste o primeiro episódio do DatabaseCast sempre pensamos em convidar participantes com conhecimento técnico para uma conversa tecnologia mais aprofundada. De fato, um dos pontos fortes do programa é o fato que não discutimos tecnologia apenas lendo notícias da área ou conversamos com pessoas que não desenvolvem software, como muitos outros programas. Para nós, é um orgulho receber convidados que realmente criam software ou trabalham na área técnica há a algum tempo e que dispões voluntariamente do seu tempo para conversar sobre diversos assuntos.

Contudo, muitas vezes convidados outros podcasters para ensinar a eles alguns conceitos importantes ou tecnologias. Além disso, gostamos muito de incentivar novos produtores de conteúdo através do convite para gravar conosco, especialmente se o podcast fala sobre programação ou algo relacionado ao desenvolvimento de software.

Segue a lista de episódios do DatabaseCast onde fizemos “crossovers” com os participantes de outros programas.

DatabaseCast 10: Ruby on Databases

Figura2_logo_itunes_grande_400x400Este foi o nosso primeiro crossover e já começamos bem: o Grok é bem “antigo” e já conhecido na área. A princípio ficamos um pouco apreensivos por conversar com ouros desenvolvedores de um podcast técnico já bem conhecido. Contudo, a conversa foi muito legal e o resultado ficou ótimo tanto para os ouvintes do DatabaseCast como do Grok.

DatabaseCast 14: O Banco de Dados na arquitetura

Figura3_VoidLogo-Twitter-2

Este foi outro crossover com programadores, porém aqui o assunto foi mais “alto nível”. A discussão sobre arquitetura é importante e, infelizmente, fala-se muito pouco sobre isso do ponto de vista de banco de dados.

DatabaseCast 18: Ensinando e aprendendo SQL

Figura4_header_logo_ultrageekEste episódio é considerado um dos mais engraçados, pois os convidados realmente se esforçaram para “bagunçar” a conversa. Além disso, agradecemos muito a possibilidade de gravar com um podcast tão famoso que, na época, não tinha o nome de UltraGeek. De fato, ficamos muito felizes com o resultado e com os conselhos que o Tato e o Prof. Maury nos deram tanto durante a gravação como antes e depois dela.

DatabaseCast 49: Database`n`Hacking

Figura5_hack-n-cast-betaO Hack’n’Cast era um podcast relativamente pequeno quando nós o descobrimos e convidamos seus participantes para a gravação. Esta atitude meio que mostrou a tentativa de unir mais os podcasts técnicos para conversar sobre assuntos que, de uma forma ou de outra, estão relacionados. O resultado ficou muito bacana e, infelizmente, boa parte da conversa teve que ser cortada para que o programa ficasse com um tamanho adequado.

DatabaseCast 65: Front-end, Back-end e DBA

Figura6_dne-podcast-avatar1400A conversa com o pessoal do Dev Na Estrada já estava na nossa pauta a um bom tempo, especialmente pelo fato que cada vez mais se discute o frontend no desenvolvimento de aplicações Web. Novamente, ficamos muito felizes de poder passar um pouco da “pequena” experiência do DatabaseCast para programas que estão começando agora e que se concentram em assuntos relacionados aos desenvolvimento. Além disso, está sendo muito legal acompanhar como este podcast está crescendo ao passo que (infelizmente) alguns outros podcasts desaparecem ou entram em “hiato criativo”.

Além dos crossovers, também recebemos alguns convidados especiais que fazem parte de outros programas. A lista de “participações especiais” é a seguinte:

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar o único convite que já tivemos para gravar um podcast além do nosso: participamos dos episódios 34 parte 1 e 34 parte 2 do podcast Talk A Byte conversando sobre como é ser o “dono do banco de dados”. Foi muito legal esta conversa, especialmente porque mostrou um pouco da nossa “relevância” e “influência” como sendo o primeiro podcast brasileiro sobre banco de dados.

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar que fizemos muitos, mais muitos convites mesmo para tentar gravar com outros podcasters, especialmente os mais famosos. Não queremos entrar em discussão sobre “panelinhas” aqui, mas infelizmente a maioria nem sequer respondeu aos nossos convites. Mesmo quando o convite foi feito pessoalmente não houve nenhum avanço além do “vamos marcar….”.

De qualquer forma, vamos continuar a convidar outros podcasters para fazer crossovers quando tivermos uma pauta adequada ou acharmos que o convidado irá contribuir para a conversa de forma interessante para o nosso público. Portanto, fiquem ligados e aguardem novas “participações especiais” em futuros episódios do DatabaseCast.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.